segunda-feira, 22 de março de 2010

EXERCICIOS DE PRANAYAMA


O PRANAYAMA DO SOL
Os Pranayamas são técnicas respiratórias originárias da Yoga servem para restaurar a saúde, melhorar a oxigenação do sangue e reequilibrar as emoções. Esta palavra vem do sânscrito e pode significar, entre outras, Ciência da Energia.

Pranayama do Amanhecer
Deve ser feito logo ao amanhecer.
Feche os olhos e fique de pé, de frente pro Sol.
Inspire, elevando os braços até a altura dos ombros.
Mentalize que o prana penetra por todo seu corpo.
Retenha o ar e abra os braços.
Em seguida, expire baixando os braços vagarosamente.
Visualize a luz do Sol se espalhando pelo seu corpo.
Faça este exercício durante 10 minutos e o encerre pronunciando o mantra OM SURYAIA NAMÁ (eu saúdo o SOL).

Captação de Energia
Mentalize um raio de luz alaranjado que parte de seu plexo solar (região à altura do umbigo) e expande-se pelo Universo, levando vitalidade e saúde para as pessoas. Depois visualize uma luz dourada que emite vibrações de prosperidade e elimina males como a fome e a tristeza da humanidade.

Afastar Preocupações
Sente-se e repouse as mãos nos joelhos. Inspire pelas narinas, devagar e em silêncio, até sentir o abdome cheio de ar. Retenha o ar por alguns segundos e expire, também pelas narinas. Sinta seu corpo relaxar completamente e mentalize que todas as suas preocupações se dissipam aos poucos.

Para Controlar Melhor as Emoções
Sente-se com as pernas cruzadas à frente do corpo, mantendo a coluna reta, as mãos pousadas sobre os joelhos e os olhos fechados. Fique bem relaxado, procurando não contrair os músculos da face nem os ombros. Inspire vagarosamente, concentrando-se no ar que entra pelas narinas Retenha o ar durante alguns segundos e expire, prestando atenção apenas na saída do ar. Enquanto respira, procure não pensar em nada. As imagens, as lembranças e os sons que vierem à sua mente não devem perturbá-lo. Ignore tudo o que acontecer ao redor.
Concentre-se apenas no que está fazendo. Caso se distraia por algum motivo, recomece o exercício.

Para Expandir a Consciência e a Intuição
Esta técnica, de origem chinesa, consiste em fazer seu sol interno nascer ao mesmo tempo em que o Sol cósmico surge no horizonte. No início, pode ser que você não consiga fazer as mentalizações, mas, com o tempo, aprenderá a se concentrar e a visualizar adequadamente.
Levante-se bem antes do Sol nascer, tome um banho e vista roupas brancas. Sente-se na posição de lótus, com a coluna ereta e as pernas cruzadas à frente do corpo. Feche os olhos e procure sentir o corpo bem relaxado...
Visualize um sol de cor alaranjada nascendo na altura do seu umbigo. Imagine que o calor emanado por esse sol aquece todo o seu corpo, enquanto uma luz dourada o envolve completamente. Visualize o sol elevando-se do seu umbigo até o seu coração. Imagine que dessa região parte uma grande e bela ave branca que voa para longe, levando em suas costas todas as suas tristezas, mágoas e ressentimentos, e jogando tudo isso em um profundo abismo, onde serão destruídos totalmente. Imagine que esse sol se eleva ainda mais, até chegar no centro energético localizado entre as sobrancelhas.
Faça então o sol ganhar uma intensa coloração dourada e subir para o alto da cabeça, de onde ele se expandirá até explodir como uma luz que se junta à do sol cósmico.
Finalmente, faça uma saudação ao sol, com a seguinte frase, que sugerimos, ou com outra, que sair de seu coração:
"Ó Rá! Digna-te santificar meu espírito.
Ó Osíris! Devolve à minha alma sua natureza divina!
Glória a ti, Senhor dos Deuses!
"
Pranayama Egípcio
1.a Parte:
  1. Sente-se o estudante em uma cadeira com o rosto para o Oriente.
  2. Faça uma oração à Divina Mãe Kundalini.
  3. O peito, o pescoço e a cabeça deverão estar em linha vertical. Não se deve dobrar o corpo para os lados, nem para trás. As palmas das mãos devem descansar sobre as pernas de forma muito natural.
  4. A mente do devoto deve estar dirigida para dentro, para a Divina Mãe, amando e adorando-a.
  5. Os olhos estarão fechados para que as coisas do mundo não o distraiam.
  6. Tape a fossa direita com o dedo polegar vocalizando mentalmente o mantram TON, ao mesmo tempo em que se respire ou inale mui lentamente o ar pela fossa esquerda.
  7. Feche agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice. Retenha o alento e pronuncie mentalmente o mantram SA.
  8. Exale agora lentamente pela fossa nasal direita vocalizando mentalmente o mantram HAM e imagine a energia subindo até o cérebro e depois descendo até o coração.
  9. Tape agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice.
  10. Inale o prana pela fossa nasal direita, vocalizando mentalmente o mantram TON. Retenha o alento vocalizando o mantram RA. Feche as duas fossas nasais com os dedos índice e polegar.
  11. Exale mui lentamente pela fossa nasal esquerda vocalizando mentalmente a sílaba mântrica HAN e imagine a energia subindo até o cérebro e depois descendo até coração.
2.a Parte:
  1. Ajoelhe-se e coloque as palmas das mãos no solo, tocando-se entre si os dedos polegares.
  2. Inclinando para diante, prostado em terra, cheio de suprema veneração, com a cabeça voltada para o oriente, apoiará sua frente sobre o dorso das mãos, ao estilo egípcio.
  3. Depois com a sua laringe criadora vocalizará o poderoso mantram RA dos egípcios, alongando o som das duas letras, assim: RRRRRRAAAAAAA..... Vocaliza-se sete vezes consecutivas.

Nenhum comentário: